Pages

5 de dezembro de 2010

Peixe Médico e Pedicure

Esse peixe é conhecido como peixe médico (Garra rufa) é usado para fins medicinais e como pedicure em muitos países do oriente como China, Japão e Indonésia.
O peixe consome apenas a pele morta ou afetada por alguma doença, preservando a pele saudável.
Além de retirar a pele morta agindo como um pedicure esse peixe também foi testado no tratamento da psoríase. Apesar da cura completa da doença usando esses peixes ser rara ele está sendo usado como um tratamento complementar eficaz.
A espécie tem habitat nas bacias dos rios Jordão, Orontes, Tigre e Eufrates. Também em rios e lagoas da Turquia e norte da Síria. A sua exploração comercial é protegida por lei na Turquia, devido a recear-se uma captura excessiva para exportação.

Na Turquia foi criada uma piscina ao ar livre com peixes que alimentam-se da pele de doentes com psoríase. O peixe consome apenas a pele morta ou afectada pela doença, deixando a pele saudável crescer normalmente. Ainda que este tratamento não cure a doença, apenas aliviando temporariamente os sintomas, os doentes repetem periodicamente os tratamentos. Registaram-se casos de cura completa da psoríase após alguns tratamentos, mas devido à natureza imprevisível da doença, fortemente influenciada por factores endógenos, a cura pode surgir, mas não é normalmente provável.

Já passou no salão e tratou dos seus pezinhos essa semana? Que tal pegar um avião para os estados unidos e fazer uma visitinha ao pedicure aquático? Não entendeu nada hein, eu explico.

Essa técnica teve inicio na Turquia e se expandiu por vários países asiáticos. O Japão já faz uso desde 2006 e agora recentemente o peixe-pedicure chegou aos EUA e Paris. Esse tratamento consiste em deixar a cliente com os pés imersos em uma espécie de banheira com cerca de 100 peixinhos, chamados de “garra rufa” ou peixe-médico, isso por um tempo médio entre 15 a 35 minutos. Nesse período os peixinhos vão literalmente comendo a pele morta, como dos calos por exemplo. Mas depois as clientes são encaminhadas à pedicure normal para finalizar o processo. Uma seção com os peixinhos custa em média 50 dólares.


Fonte de Pesquisas: Wikipédia









Um comentário:

  1. Fernanda, boa tarde!
    Minha esposa tem essa doença, vc sabe informar como se compra os peixes?

    ResponderExcluir

oiii...é um prazer ler seus comentários,pode dizer o que pensa de verdade...bjuuu***